terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 de Outubro - Dia da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt


 

SCHOENSTATT

O que é Schoenstatt?


Schoenstatt é uma área do povoado de Vallendar, próximo de Coblença, na Alemanha. É o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de peregrinação.

As pessoas procuram, e encontram em Schoenstatt, orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária; e "contaminar o mundo com o amor de Jesus". Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre Kentenich (1885 - 1968), fundador do Movimento, selou pela primeira vez no dia 18 de Outubro de 1914 com a Virgem Maria. O Padre Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração sobre o Monte Schoenstatt, em 1968. Através da Virgem Peregrina unem-se hoje em dia a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 80 países e presentes nos 5 continentes.

O Movimento, seguindo os ideais do Padre Kentenich, procura principalmente ajudar as pessoas a conseguirem um auto-educação de maneira a melhorarem as suas vidas e a formarem-se como pessoas fortes, livres e responsáveis. Talvez por isso encontre a sua principal vitalidade nos jovens que, dadas as complexidades e as diferenças psicológicas entre os rapazes e as raparigas, se reúnem em dois ramos distintos: Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt.


Schoenstatt e a Igreja de hoje

O acontecimento mais notável na vida da Igreja do tempo mais recente foi o Concílio Vaticano II, iniciado em 1962 pelo Papa João XXIII e concluído pelo Papa Paulo VI.

As breves exposições desta introdução permitem entender até que ponto a Fundação do Padre Kentenich desde o seu começo está em harmonia com as preocupações centrais do Consílio. Aquilo que o Consílio aspirava: orientar para o futuro a Igreja na presente época de transição, foi o que desde 1914 o Padre Kentenich procurou antecipar com a Obra de Schoenstatt e as comunidades que a compõem. Nas suas Fundações ele queria não só pôr à disposição da Igreja novos militantes, mas fazer de todas as forças que se põe ao serviço da sua missão, um sinal de unidade entre os povos e alma vivificadora da família humana. Por isso, na audiência de 22 de Dezembro de 1965, o Padre Kentenich fez ao Santo Padre Paulo VI a promessa de que Schoenstatt verá a sua tarefa em sacrificar-se totalmente pela missão da Igreja do pós-Consílio.

Entretanto, a Igreja entrou no terceiro milénio da era cristã. O papa João Paulo II qualificou os anos até lá como um novo Advento. Na opinião do Papa, a figura da Mãe de Deus ganha uma nova importância para a Igreja e para o mundo neste Advento. Por isso, na sua primeira Encíclica de 4 de Março de 1979 ele implorou que Maria, a “Mãe celestial da Igreja”, permanecesse neste novo Advento da humanidade junto da Igreja, para que nós, como outrora a primeira comunidade cristã por ocasião da primeira festa de Pentecostes em Jerusalém, “pudéssemos receber o Espírito do Alto” e tornar-nos testemunhos de Cristo até aos confins da terra.

Não foi doutro modo que o Padre Kentenich viu e interpretou a actual situação e tarefa da Igreja. Com efeito, era assim também que soava o último lema que, uma semana antes da sua morte, ele formulou numa mensagem à sua Família de Schoenstatt reunida no “Katholikentag” (assembleia dos católicos) de Essen: “Com Maria, alegres na esperança e seguros da vitória, rumo aos tempos mais novos!”




Pe. Kentenich - o Fundador

O Fundador da Obra de Schoenstatt é Padre José Kentenich. Nasceu a 18 de Novembro de 1885 em Gymnich junto de Colónia. A 8 de Julho de 1910 recebeu a Ordenação sacerdotal em Limburgo. Ele começou com a fundação da Obra de Schoenstatt logo após ter sido nomeado Director Espiritual dos alunos do estudantado de Schoenstatt no Outono de 1912. Durante a perseguição nazi o Padre Kentenich foi preso, primeiro na prisão de Coblença, a 20 de Setembro de 1941, e depois enviado para o campo de concentração de Dachau, de onde regressou a Schoenstatt a 20 de Maio de 1945. Depois da Segunda Guerra Mundial empreendeu várias viagens pela África, América do Sul e do Norte, onde difundiu a Obra de Schoenstatt. De 1951 a 1965, em obediência a um decreto da autoridade da Igreja, viveu em Milwaukee, nos Estados Unidos da América. A 15 de Setembro de 1968, festa das Sete Dores da Mãe de Deus, imediatamente após a celebração da Santa Missa, foi chamado por Deus para a eternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa seu comentário!!!